MATÉRIA

Semana de Proteção Contra o Amianto

Com intuito de divulgar os malefícios do contato direto ou indireto com o amianto, o projeto de Lei nº245/2013 de autoria do Vereador Alexandre Isquierdo, propõe que anualmente, na semana do dia 28 de abril, seja incluído no Calendário Oficial da Cidade, “A Semana de Proteção Contra o Amianto”.

O amianto é o nome adotado para um conjunto de minerais utilizados em aproximadamente três mil produtos industriais. Está presente na composição de telhas, caixas d’água, tubulações, divisórias, painéis acústicos, pisos e forros, entre outros. A poeira, invisível a olho nu liberada no ambiente, contem fibras de amianto, causa de inúmeras doenças, inclusive malignas, a exemplo do câncer de pulmão. O trabalhador em contato direto é o mais prejudicado, no entanto, atinge a população em geral. As doenças provocadas pelo amianto podem levar anos para se manifestar, mas são incuráveis e progridem mesmo que não se tenha mais nenhum contato com a poeira.

Caso aprovado, na “Semana de Proteção Contra o Amianto” serão realizadas campanhas educativas e a divulgação dos malefícios do contato direto ou indireto com o amianto.

Por Assessoria de Comunicação